quarta-feira, 18 de junho de 2014

Diocese de Nova Friburgo se prepara para Solenidade de Corpus Christi 2014

Texto e Foto: Diocese de Nova Friburgo

Com o tema “Liberdade e Dignidade Humana” a Diocese de Nova Friburgo celebra no próximo dia 19 de junho a Solenidade de Corpus Christi. Este ano, de acordo com a organização, 77 tapetes serão montados da Paróquia de São Bento até a Catedral de São João Batista.
A celebração de Corpus Christi, instituída em 1264 pelo Papa Urbano IV, é composta por Santa Missa, que será presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Procissão Eucarística e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Segundo os organizadores, para a confecção dos tapetes serão utilizados 1.200 sacos de sal, sendo que cada um pesa 25kg. Além deste material, os fiéis poderão utilizar pó de café reaproveitado e corantes para alteração da cor natural do sal.
A expectativa de público durante o evento é de 7 mil pessoas. Toda a comunidade é convidada a participar desta importante Solenidade. A classificação é livre.

Programação 2014

6h: Início da confecção dos tapetes
14h: Concentração para a Santa Missa na Paróquia de São Bento
15h: Santa Missa com o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e Procissão Eucarística
18h Encerramento

Corpus Christi

O Corpus Christi foi instituído em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV e significa “Corpo de Cristo”. Este momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem o objetivo de celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, por meio da Bula "Transiturus" estendeu a festa para toda a Igreja.
Em Nova Friburgo, o evento começou há, aproximadamente, 100 anos, no Colégio Anchieta e a partir de 1969 se estendeu pela General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral de São João Batista. Em 1974, os tapetes foram transferidos para o trajeto atual.

Nenhum comentário: